Ressurreição é o primeiro romance de Machado de Assis, publicado em 1872, considerado uma obra da fase romântica do autor. Aborda o ressurgimento do amor no coração do Dr. Félix, um médico solteirão, inconstante e namorador, que se apaixona por Lívia, uma bela viúva que surge em seu caminho. Começam a viver um amor secreto, escondido às vistas da sociedade. Porém, vários conflitos passam a ocorrer devido à sua insegurança, colocando em risco os planos de casamento.
Esse primeiro romance de Machado mostra o lado romântico e sentimental do autor.
Como seria possível haver um relacionamento saudável entre duas pessoas, se os sentimentos que as envolve são tão nebulosos? Trata-se de um romance psicológico, onde, mais importante que a intriga é estudar o caráter e o comportamento dos personagens. É uma história de amor cheia de idas e vindas.
Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos estudiosos, escritores e leitores, o maior nome da literatura brasileira. Nasceu no morro do Livramento em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Membro fundador da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.