Cancioneiro é a designação dada ao conjunto poesias líricas medievais, portuguesas ou espanholas, fortemente ligadas à música, ao canto e à dança. Uma obra composta por poemas líricos, rimados e metrificados, de forte influência simbolista. Nota-se nos poemas iniciais de 1909 a angústia do autor, que aos vinte anos sente que o objetivo da vida é só o esperar morrer. Este livro reúne alguns dos mais importantes poemas daquele que é considerado o maior poeta português do século XX.
Nesta antologia, que reúne mais de 150 poemas, se destaca uma das suas mais famosas criações, “Autopsicografia”, que começa com os seguintes versos: “O poeta é um fingidor. / Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente”. Fernando Pessoa é um mago da poesia.
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa em 13 de junho de 1888, falecendo em 1835 de cirrose hepática. Foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa de Durban, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa e apenas uma em língua portuguesa, intitulada Mensagem. Escreveu poesia e prosa em português, inglês e francês. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português.