No items found.

As Jóias da Coroa

Raul Pompeia

Sobre o Livro

Um rico aristocrata é roubado.

Assim tem início uma sátira à monarquia.

Os personagens se dividem em duas classes: os amorais e as vítimas. Uma obra que transforma um acontecimento comum em algo revelador das muitas faces da sociedade brasileira da época. A obra marca o lado agressivo e sarcástico do autor.

Publicado em folhetins, na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro em 1882, este livro é um romance de ritmo ágil e divertido, diferente da principal obra de Raul Pompeia, O Ateneu. Seu personagem principal é Manuel Paiva, e o caso é livremente baseado no roubo das joias de D. Pedro II, de quem o autor era crítico ferrenho, pois como republicano, queria pôr fim ao Império e à família real.

Sobre o Autor

Raul Pompeia nasceu em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, em 1863. Além de escritor, foi também desenhista e escultor. É distinguido como o iniciador da ficção impressionista no Brasil. Seu temperamento sensível e instável o levou a se envolver em contínuas polêmicas. Extremamente radical em seus princípios, angariou antipatias, o que acabou por levá-lo ao abatimento e, finalmente, ao suicídio, aos 32 anos de idade, em 1895, no Rio de Janeiro.

FALE CONOSCO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Todos os direitos reservados © 2023.