Uma das peças mais importantes de França Júnior, As Doutoras foi encenada pela primeira vez em 1889. Num período de valorização das mulheres, que haviam sido autorizadas 10 anos antes a estudar nas universidades, com o consentimento dos pais, se solteiras, ou dos maridos, se casadas, a peça narra a história de Luísa e Carlota, duas mulheres que ingressaram no ensino superior.
Luísa se torna médica e casa-se com o Dr. Pereira, mas seu casamento enfrenta conflitos nas disputas do casal sobre o conhecimento médico e, também, pelos pacientes.
Tornando-se incontornável a situação, Pereira contrata Carlota, amiga da família que havia se tornado advogada, para realizar o divórcio. Entre pressões da família e da sociedade para resolver o conflito, um acontecimento inesperado irá mudar todo o rumo da história.
Joaquim José de França Júnior (1838-1890), nascido no Rio de Janeiro, foi um pioneiro entre os dramaturgos brasileiros. Com extensa obra de muito sucesso em sua época e encenadas até hoje, é um autor que faz parte do cânone da dramaturgia brasileira. Foi o patrono da cadeira 12 na Academia Brasileira de Letras.