O título do romance A Mãe e a Luva foi escolhido de forma rigorosa por Machado de Assis e sintetiza o intuito da obra. Simboliza a perfeita união entre uma luva criada na medida de uma mão. Segundo romance de Machado de Assis, publicado em 1874, narra o conflito entre o amor e o interesse na realização do casamento, tema central deste livro da fase romântica do autor.
O enredo conta a história de Guiomar, "criaturinha galante e delicada, assaz inteligente e viva, um pouco travessa" e que deseja ascender socialmente. Ela é disputada por três homens: Jorge, Estêvão e Luís Alves. A história transcorre em Botafogo, então um simples arrabalde repleto de aprazíveis chácaras. Um caso complicado, mas de solução simples e previsível. É possível perceber a estrutura clássica do romance e as características que farão de Machado o verdadeiro mestre da literatura brasileira.
Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos estudiosos, escritores e leitores, o maior nome da literatura brasileira. Nasceu no morro do Livramento em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Membro fundador da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.