No items found.

A Bela Madame Vargas

João do Rio

Sobre o Livro

Publicada em 1912, escrita por João do Rio, pseudônimo de Paulo Barreto (João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto), esta peça em três atos é uma crítica à sociedade carioca do começo do século XX, onde as aparências escondem a situação financeira precária em que os aparentemente eleitos da sociedade se mostram a  seus pares.

Hortência, a bela do título, é uma viúva jovem e bonita que se encontra à beira da bancarrota. Sua única chance de dar a volta por cima é conseguir um casamento bom. Quando aparece o pretendente rico que desperta nela os melhores sentimentos, um relacionamento do passado pode colocar tudo a perder, deixando a bela Madame Vargas num beco sem saída.

Sobre o Autor

João do Rio (1881-1921), pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, nasceu e morreu no Rio de Janeiro. Foi uma das maiores celebridades da Belle Époque da Cidade. Seus livros vão de contos a romances, passando por teatro, crônicas, críticas e traduções. Morreu precocemente de um enfarte fulminante, sendo seu enterro acompanhado por mais de 100.000 pessoas. Era membro da Academia Brasileira de Letras e, como jornalista, cobriu a conferência do Armistício em Versalhes, em 1918.

FALE CONOSCO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Todos os direitos reservados © 2023.